terça-feira, agosto 30, 2005

fisioterapia

pretendo fazer fisioterapia na faculdade ítalo-brasileira.
no começo não dei muito crédito. provavelmente ia ser um bando de alunos, supervisionados pelo professor, aprendendo com o meu caso. ia ser meio estranho; eu, o objeto da aula. a idéia não me agradava.
mas fui lá. semana passada, fizeram o que chamam de triagem. isso é pra selecionar quais casos realmente interessam para a faculdade tratar. porque lá aparece gente com tudo: de dor de estômago a unha encravada. e, em muitos casos, não é a fisioterapia que vai resolver. fiz a triagem (a professora vai me fazendo várias perguntas e um grupo de uns 6 alunos fica observando), e em menos de uma semana depois fui chamado para a avaliação física das fisioterapeutas.
então voltei lá hoje. cheguei, fui atendido e depois veio a fisioterapeuta me chamar para a avaliação. bonita a moça. foi feita a avaliação. todas aquelas perguntas que eu já to cansado de responder, e todos aqueles exercícios que eu já sei de cor (abrir os braços e colocar os dedos no nariz por exemplo, ou ficar de olhos fechados com os pés juntos), típicos de doenças neuromusculares. no meio da avaliação, as perguntas: vc tem algum problema de vista? usa lentes, óculos, tem alguma dificuldade de visão? não, nenhuma. ah, então vc não tem nada que possa encobrir esses olhos azuis...

faço agora uma pausa. é aqui que a coisa se torna estranha. o que eu, em toda a minha timidez, poderia responder? looking back all my life, o que eu teria respondido em outras épocas? provavelmente teria dado uma risadinha, com todo o rubor em minha face, nem um "obrigado" eu teria soltado. tudo bem, a resposta não mudou muito, mas pelo menos um "obrigado" saiu e eu nem corado fiquei. é, a gente aprende com a vida.

continuando, a consulta prosseguiu, série de perguntas (vc usa carro adaptado? precisa de apoio para se locomover?), série de exercícios clínicos. ao final: "você vai marcar a próxima sessão antes de sair, espero que eu trate de vc". "que bom".

em todo o meu percurso de vida, há algo que eu não aprendi: a deixar de ser cauteloso. por que eu tenho que ficar com o pé atrás em tudo? (eu disse PÉ). afinal, de onde vem minha dúvida sobre o que as pessoas fazem? e por que eu penso demais nas coisas?

e acho que não vai demorar muito pra eu editar esse post.

4 comentários:

Dedeflavor disse...

uuuhhhh baby! xavecado pela fisioterapeuta! sabe que eu tenho um amigo que namora até hoje com a fisio dele?? hein,hein,hein??
e vc editou esse texto???

Anônimo disse...

o título desse post poderia ser "fisioterapeuta", ou "ah... as fisioterapeutas...". Boa história, agora é tarde para editar demais, ainda bem.

Anônimo disse...

olááá, fisioterapeuta.

insegurança... nada que um engradado de breja não resolva...

Anônimo disse...

hugo bebum.
depois se chama não sabe por que.