sábado, agosto 20, 2005

frei galvão

dizem que as pessoas passam pela nossa vida com algum objetivo.
semana passada, estive no hospital, tomando outra dosagem de corticóides. algo comum para quem tem alergia, afinal não passa de um anti-alergênico. também é tomado por pessoas que têm doenças auto-imunes, como é o meu caso, com a Esclerose Múltipla.
fiquei no hospital de domingo a terça-feira. logo na segunda, conheci a enfermeira da manhã -- uma garota nova, oriental, que mostrou muito conhecimento sobre a minha doença. sobre doenças auto-imunes em geral. também parecia ter estudado especialmente as aplicações de corticóides, chamadas de pulsoterapias.
no primeiro dia, a enfermeira fez perguntas bem específicas sobre o meu caso da doença e mencionou algo como "quando eu tomava corticóides".
no dia seguinte, ela voltou para dar alta. depois da alta, conversou. foi aí que entendi:
a garota tivera o diagnóstico de Lupus. Lupus é outra doença auto-imune, mas pior que a Esclerose Múltipla. também incurável, mas tratável, através de dosagens bem mais altas de corticóides. o grande problema é que, no caso do Lupus, o sistema imunológico não ataca apenas a bainha de mielina dos neurônios, mas agride todo o organismo. escolhe o órgão da vez e pimba -- lá vai o sistema imunológico ao ataque, como se fosse um corpo estranho. as crises de Lupus são bem piores que as de Esclerose Múltipla; a pessoa fica mal mesmo e a dosagem de corticóides necessária é bem maior. e o tempo de internação em surtos também. e vale lembrar que dosagens altas de corticóides podem causar problemas de calcificação, como osteoporose.
mas a enfermeira mencionou que TINHA a doença. há três anos ela não tem crises.
foi então que contou sobre as pílulas de frei galvão. essas pílulas são dadas pelas freiras do convento da luz. tratam-se de papéiszinhos pequerruchos enrolados, que se engole durante uma novena, em conjunto com preces e rezas. e as freiras do convento rezam por você.

˜
eu nunca fui uma pessoa religiosa. aliás, eu sou agnóstico, não sigo nenhuma religião. fui batizado na igreja católica quando pequeno, mas em casa não há nenhuma tradição, tanto que meu irmão nem batizado foi. e eu tenho certa simpatia pelas religiões orientais, como o budismo e o hinduismo. mas fiquei impressionado com os agradecimentos à frei galvão pela cura que estavam em frente ao mosteiro.
é claro que essas soluções exigem fé -- ou crença, que seja -- e isso será meio difícil de arrancar de mim. mas vale a pena tentar.

4 comentários:

Dedeflavor disse...

pô,acho que tudo é válido quando se trata de saúde...

Anônimo disse...

eita. que final (final?) inesperado pra esse causo. a moça deve entender do assunto mesmo. e, de repente a pílula pode até ser gostosa... hehe. eu tentaria tomar. mesmo sendo quase esotérico pra mim.

pita disse...

o difícil é que é uma novena -- e isso exige um conhecimento religioso que eu não tenho. em outras palavras, eu não sei rezar

Anônimo disse...

hm... talvez se vc murmurar baixinho... mesmo deus onisciente pode se confundir com tantas gentes novenando por ai...

santa heresia.