domingo, julho 24, 2005

death on the tube

... e aqui estou eu, de volta à minha casa, depois de uns dias fora. e trouxe comigo um resfriado.

~

fiquei sabendo alguns dias atrás da notícia do brasileiro morto por engano. estou num misto de perplexidade e decepção com a scotland yard.
fosse ele responsável por qualquer um dos atentados ocorridos em londres, ainda assim não veria motivo para matá-lo. e vi uma entrevista com o primo do rapaz que também mora lá, e ele disse, em meio a muitas frases preconceituosas, alguma verdade: que não seria necessária tanta violência.

afinal, por que o rapaz fugiu, correndo da Scotland Yard no metrô e até pulando uma catraca? quem não deve, não teme.

e é muito incômodo ver o preconceito aflorar nas pessoas numa situação como essa. preconceito por achar que uma pessoa, com essa ou aquela aparência, pudesse ser morto assim, no achismo imprudente de uma sociedade que, com razão, vive com medo do próximo.

londres está enfrentando uma situação com a qual nós, paulistamos, já estamos acostumados a lidar. os cariocas também.

Nenhum comentário: